
A cuiabana Tricia Marcela Guerra, especialista emfisioterapia geriátrica, é também pesquisadora e ganhou destaque na saúde preventiva ao desenvolver um Protocolo que integra reabilitação motora eestimulação cognitiva em idosos. O objetivo principal do Fall PreventionNeuro-Mobility Program (FPNP) é melhorar o controle postural e aestabilidade, abordando a prevenção antes que ocorram as quedas. O método está publicado em artigos científicos e também registrado em livros de autoria da fisioterapeuta.
A iniciativa do FPNP surgiu do interesse da pesquisadora emotimizar a qualidade de vida e a autonomia da população idosa. "Meu objetivo é contribuir com pacientes geriátricos e participar da discussão global sobre os cuidados com esse público", afirmou Tricia. Ela ressaltou a importância da aplicação de novos conhecimentos em técnicas, com ênfase na prevenção. “Com o avanço constante das técnicas relacionadas à fisioterapia,pesquisar o tema, tendo como base novas descobertas, faz toda a diferença nahora de aplicar esse conhecimento e ter resultado nas abordagens com ospacientes”, disse.
O trabalho de pesquisa desenvolvido pela cuiabana está registrado em dois livros: "Prevenção de Quedas em Idosos: AbordagensFisioterapêuticas e Estratégias de Intervenção" e "Guia Completo deSegurança para Idosos". O protocolo FPNP representa uma nova abordagempara a prevenção de quedas em idosos, combinando exercícios motores comatividades cognitivas. A expectativa é que a iniciativa contribua para asegurança e a independência da população idosa em Mato Grosso e em parceriascom pesquisas realizadas em outros países.
Contribuição para a Saúde e Bem Estar nos Idosos:Trabalho Reconhecido
Em 2018, nasceu em Várzea Grande a El Shaday Clínica deFisioterapia. Sob a liderança de Trícia, a clínica recebeu selos de Qualidade eExcelência em Atendimento, Moções de Aplauso da Câmara Municipal e homenagensde institutos de pesquisa e profissionais de saúde em Mato Grosso. Ela tambémfoi agraciada com o Título Sarita Baracat pela Câmara Municipal de VárzeaGrande, em reconhecimento à sua atuação clínica, social e comunitária.“A motivação em aprofundar a minha pesquisa na melhora daqualidade de vida do público idoso vem do resultado que isso proporciona a cadapaciente. Ver que um tratamento adequado, com uma abordagem humanizada eseguindo as técnicas que, de fato, proporcionam um resultado de melhora, pra mim, é a melhor recompensa”, disse a fisioterapeuta.



