
A 4ª edição da Expominério foi apresentada nesta segunda-feira (19), durante reunião do Grupo de Trabalho da Mineração da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT). Uma das idealizadoras do evento, Dra. Pamela Alegria, destacou as perspectivas para a feira, que será realizada de 25 a 27 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, com entrada gratuita.
A edição de 2026 contará com 127 empresas expositoras, incluindo representantes da Itália, China, Alemanha e Coreia do Sul. A expectativa da organização é ampliar o volume de negócios registrado no ano anterior, quando a feira movimentou mais de R$ 200 milhões em negociações, consolidando-se como um espaço de articulação comercial, intercâmbio tecnológico e aproximação entre os diferentes agentes da cadeia mineral.
“A Expominério se consolidou como um importante ponto de encontro da mineração brasileira, reunindo empresas nacionais e internacionais e criando oportunidades concretas de negócios para Mato Grosso e toda a região Centro-Oeste. Nesta edição, teremos 127 empresas expositoras e a expectativa de superar os resultados do ano passado, tanto em volume de negócios quanto em participação e apresentações, afirma a Dra. Pamela Alegria.
Negócios e qualificação
A programação da Expominério 2026 reunirá exposição empresarial, palestras, cursos e atividades voltadas à capacitação de profissionais que já atuam no setor mineral e daqueles que desejam ingressar na área. A proposta é integrar oportunidades comerciais à disseminação de conhecimento técnico e à discussão dos desafios que influenciam o desenvolvimento da mineração.
Entre os temas previstos estão política mineral, mineração de ouro, rastreabilidade, sustentabilidade, tecnologia, comércio exterior e oportunidades de investimento. A feira também abrirá espaço para debates sobre mudanças legislativas e regulatórias, incluindo questões relacionadas à geologia estadual, às resoluções da Agência Nacional de Mineração (ANM) e aos minerais críticos e estratégicos.
Para Pamela Alegria, a articulação entre o setor produtivo, o poder público e as instituições parceiras é fundamental para ampliar as perspectivas da atividade mineral em Mato Grosso. “A Expominério vai além dos negócios. É um ambiente de capacitação, diálogo e construção de caminhos para o futuro da mineração. Queremos aproximar empresas, cooperativas, profissionais e instituições, contribuindo para o desenvolvimento do setor e para a geração de novas oportunidades no estado, destaca.
A programação também prevê rodadas de negócios realizadas pelo Sebrae, com o objetivo de aproximar empresas, fornecedores e mineradores, favorecendo o estabelecimento de parcerias e a ampliação das oportunidades comerciais.
Além da agenda técnica e comercial, a edição deste ano terá como atração de encerramento o show da dupla César Menotti & Fabiano. Segundo Pamela Alegria, a participação dos artistas tem um significado especial para o evento, uma vez que eles são filhos de pai garimpeiro e mantêm ligação familiar com a atividade mineral. A presença de representantes do poder público também integra a proposta de interlocução entre o setor e as instituições responsáveis pela formulação de políticas e iniciativas relacionadas à mineração.
Política mineral
Durante a reunião do GT de Mineração, a vice-presidente do grupo, a advogada Taís Costa, avaliou o encontro como promissor e destacou os avanços na construção de uma política estadual voltada ao setor mineral. Segundo ela, a iniciativa busca estabelecer uma governança permanente dos recursos minerais, com ações de mapeamento geológico e prospecção. A proposta é contribuir para o planejamento da atividade e criar condições para impulsionar o desenvolvimento econômico de Mato Grosso, ampliando o conhecimento sobre o potencial mineral do estado.
Sobre o evento
A Expominério 2026 é realizada pela DPH Eventos e Negócios e pelo IEL e conta com patrocínio nas categorias Ródio, Diamante, Ouro e Prata. Na categoria Ródio, estão Explora, FECOMIN e Fomentas Mining Company; no patrocínio Diamante, Extra Máquinas; no Ouro conta com o apoio das empresas Ero e Aura Apoena; e, no Prata da Nexa e Zarzenon. O evento tem o apoio do Governo de Mato Geosso através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec); apoio institucional da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Assembleia Legislativa, Sebrae, Instituto Escolhas, Febrageo, Sidminério, Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) e FIEMT. Entre os parceiros estão Emunah Consultoria, Ferreira Alegria Advogados Associados, DP Marketing Digital, Public, Anuário Brasileiro de Mineração, Cidades e Minerais e Puríssima.
Serviço
Expominério 2026
Data: 25 a 27 de novembro de 2026
Local: Centro de Eventos do Pantanal, Cuiabá (MT)
Entrada: Gratuita
Programação: Exposição de empresas, palestras, cursos, rodadas de negócios e debates sobre o setor mineral.
Assessoria de Imprensa – BS Comunicação
Sandra Costa – 65 99252-5116 (diretora)
Wallmir Santana - 65 99691-7214 (jornalista)
[email protected]