Domingo, 22 de Maio de 2022 20:12
(66) 98420-9136
Cidades NOMEAÇÃO

Conselheiras Tutelares eleitas são empossadas em Primavera do Leste

Renovação do conselho foi de 80%; Apenas uma conseguiu ser reeleita

16/12/2021 10h45 Atualizada há 5 meses
Por: Reportagem Fonte: Prefeitura de Primavera do Leste
Reprodução
Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (15), foi feita a posse dos conselheiros tutelares de Primavera do Leste, no Gabinete da Prefeitura.

A rápida cerimônia contou com a presença das conselheiras eleitas, prefeito Leonardo Bortolin, vice-prefeito Ademir Goes, secretaria de assistência social Leninha Riva e representantes do legislativo.

A eleição aconteceu no dia 5 de dezembro na Creche Rosidelma, Escolas Novo Horizonte, Getúlio Vargas e Mauro Weiss e contava com 10 candidatos.

As cinco pessoas mais votadas foram Ronicleia Franco (143 votos), Sandra Galbiatti (92 votos), Kainny Castanon (89 votos), Rosilene Novaes (61 votos), e Camila Souza (61 votos). Os outros cinco candidatos serão suplentes.

Elas ficarão a frente do cargo até o final de 2023, quando haverá um novo pleito. Normalmente, os conselheiros ficam durante quatro anos, mas por conta de irregularidades com candidatos, a eleição aconteceu com certo atraso. A partir de 2024, voltará tudo ao normal.

Apenas Rosilene Novaes, que também é coordenadora do conselho, foi reeleita. “Ser conselheira é se doar, orientar e encaminhar a família para a rede de proteção. Ser conselheira é a minha missão”, explicou.

Rosilene está animada para essa nova etapa. “Que venham novos curso e capacitação, para que assim possamos trabalhar em sintonia para melhor atender nossas crianças, adolescentes e com isso, reestruturar as famílias”.  

O prefeito, Leonardo Bortonlin, discorreu sobre a eleição “Todo sucesso desse processo eleitoral se dá ao trabalho do CMDCA, formado por várias entidades e cidadãos de bem. Agora o que nos cabe é dar o suporte necessário para que elas tenham um mandato dedicado as políticas públicas voltadas a defesa das crianças.”

Bortolini ainda exaltou a importância do conselho “As crianças são a base do nosso futuro. Mais do que necessário, é primordial que nós tenhamos no município um conselho tutelar atuante”.

O vice-prefeito, Ademir Goes, elogiou as eleitas. “Essa eleição foi feita por um processo bem democrático. A sociedade escolheu essas conselheiras. São conselheiras que doam seu tempo, gostam de atender crianças, que são muito sensíveis. Primavera ganha hoje um time alinhado junto com nossa secretária de assistencial social e vai fazer um grande trabalho”.

A secretária de Assistência Social, Leninha Riva, garantiu que continuará apoiando as conselheiras. “As meninas eu venho acompanhado de perto. Nós estivemos juntas em uma captação feita pela prefeitura e CMDCA. Nossa parceria continua, vai continuar e melhorar. Quero vocês junto com a gente. Estarei a disposição de tudo que precisarem.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.