Domingo, 09 de Agosto de 2026
Publicidade
Anúncio

Pesquisa mantém Léo Bortolin como principal nome de fora da atual Assembleia entre os mais citados

Ex-prefeito de Primavera do Leste aparece com 2,4% e é o único nome sem mandato estadual entre os oito mais citados; queda dos indecisos dá mais visibilidade ao primeiro pelotão

29/07/2026 às 12h58
Por: Redação Fonte: Redação Âncora
Compartilhe:
Pesquisa mantém Léo Bortolin como principal nome de fora da atual Assembleia entre os mais citados

A nova pesquisa Percent Brasil sobre a disputa por vagas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso revela uma corrida ainda aberta, mas já marcada pela força de quem ocupa mandato. Entre os oito nomes mais citados espontaneamente, sete são deputados estaduais. A exceção é o ex-prefeito de Primavera do Leste Léo Bortolin (MDB), citado por 2,4% dos entrevistados.

O dado coloca Bortolin em uma posição singular no levantamento: ele é o único nome fora da atual Assembleia no primeiro bloco da disputa. À frente dele aparecem Lúdio Cabral, com 3,1%; Max Russi e Eduardo Botelho, com 3% cada; Beto Dois a Um, com 2,9%; Elizeu Nascimento, com 2,6%; e Paulo Araújo e Thiago Silva, com 2,5%.

A diferença entre os percentuais precisa ser lida com cautela. A margem de erro geral é de 2,83 pontos percentuais, maior do que a distância entre o primeiro colocado e Bortolin, de 0,7 ponto. O que a pesquisa mostra é um retrato de lembrança: quem já está presente na cabeça do eleitor antes da campanha ganhar intensidade.

Nesse aspecto, o levantamento traz outro sinal relevante. A parcela de entrevistados que não soube indicar um candidato a deputado estadual caiu de 56%, em maio, para 52,1%, em junho, e chegou a 45,2% na rodada atual. Enquanto esse grupo diminuiu, Léo oscilou de 2,4% para 2,3% e voltou a 2,4%.

Léo Bortolin foi vereador por dois mandatos e prefeito de Primavera do Leste entre 2017 e 2024. Depois, presidiu a Associação Mato-grossense dos Municípios, experiência que ampliou seu trânsito entre gestores e lideranças do interior. Agora, tenta converter essa trajetória municipal em espaço estadual.

Continua após a publicidade

A pesquisa foi realizada entre 23 e 27 de julho, com 1.200 entrevistas domiciliares e presenciais. Na modalidade espontânea, os entrevistados não recebem uma lista de candidatos e respondem livremente em quem votariam. O levantamento informa nível de confiança de 95% e está registrado na Justiça Eleitoral sob os números BR-00822/2026 e MT-02251/2026.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sem foto
Sobre o município
Ver notícias
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio