Quarta, 19 de Janeiro de 2022 16:46
(66) 98420-9136
Especiais Alternativa

Biblioteca delivery faz sucesso durante a pandemia e continua entregando livros em casa

A iniciativa inspirou outros municípios de Mato Grosso e do país, se tornando pauta nacional na mídia

09/11/2021 13h15 Atualizada há 2 meses
Por: Reportagem Fonte: Prefeitura de Primavera do Leste
Reprodução
Reprodução

A Prefeitura de Primavera do Leste incentiva a prática da leitura por meio de diferentes frentes de atuação na área literária. Há na cidade duas bibliotecas grandes que trabalham com o empréstimo de livros, além do projeto “Biblioteca Delivery”, implantado no início da pandemia no intuito de promover a leitura em casa.

O projeto iniciou a entrega de livros no dia 16 de abril de 2020, diretamente na residência de moradores de Primavera do Leste. Entre esse período até o momento, foram entregues 765 livros.

O catálogo de livros disponíveis para empréstimo é divulgado semanalmente nas redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Facebook e Instagram. A escolha dos títulos se baseia na diversidade de proposições, para que a população entre em contato com autores que ainda não conhece.

“Quando começou a pandemia em 2020, tentamos agir muito rápido para ajudar os artistas e também contribuir com a população. Era muito importante que as pessoas se apoiassem na cultura, para se manterem sãs enquanto estavam em casa. A prefeitura começou a fazer os primeiros decretos de enfrentamento à pandemia em março de 2020 e nós transformamos nossas ações em online, abraçamos todas as vertentes e imediatamente implantamos o projeto delivery, com o fechamento das bibliotecas. Tentamos criar de todas as maneiras possibilidades de contribuir com os trabalhadores da cultura e a população”, explicou o secretário municipal de cultura, Wanderson Lana.

Na avaliação do secretário, o projeto deu muito certo e por isso se manteve mesmo com o fim das restrições impostas pela pandemia.

Além dos empréstimos de livros com entrega em casa, a biblioteca Carlos Drummond de Andrade, localizada na Praça Matriz, no centro da cidade, teve 884 livros infantis emprestados desde o início de 2021.

A biblioteca Modelo, localizada no bairro Primavera III, foi inaugurada no dia 6 de maio deste ano e já efetivou o empréstimo de 1390 livros até o momento.

Serviço

Para quem quiser emprestar livros junto ao projeto “Biblioteca Delivery”, basta acompanhar os livros por meio do catálogo semanal e fazer o pedido através do WhatsApp da Secult (66) 99719-7450.

Já nas bibliotecas físicas, o empréstimo se dá por meio de um cadastro com dados pessoais do cidadão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.