Terça, 25 de Janeiro de 2022 01:33
(66) 98420-9136
Agro Investimento

Investimentos na Agricultura Familiar fortalece o setor

-

18/08/2021 16h48 Atualizada há 5 meses
Por: Reportagem Fonte: Prefeitura Primavera do Leste
Reprodução
Reprodução

A excelência na produção de soja, milho e algodão faz de região de Primavera uma referencia para o agronegócio, entretanto outro segmento se torna cada dia mais importante para a economia do município – a agricultura familiar. São 400 famílias que vivem da produção de hortifrutigranjeiros, leite, derivados que comercializam nos mercados e abastecem as feiras livres, a do Centro Leste e do bairro Primavera III. As feiras são administradas por duas associações - Aprholeste e pela Asfegramp, respectivamente.

 

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, através da Coordenadoria de Agricultura Familiar é responsável pelo Fomento das atividades no município através de subsídio de tratores, retroescavadeira, grades, encanteiradeira e transporte de resíduos orgânicos. O coordenador da Agricultura Familiar, Rogério Delmon, afirma que existe uma perfeita interação entre os produtores e a secretaria, “recebemos as solicitações das associações, analisamos a viabilidade de atendê-las, colocamos na programação para realização do serviço solicitado e tem dado certo, o resultado é palpável”.

 

E a secretaria não para – além do artesanato, tem a produção de mudas de plantas, além de outros projetos a serem desenvolvidos - Pomar Municipal, Horta nas Escolas, Hortas Verticais em parceria com a SAS. E o mais interessante, segundo Rogério, é o programa de troca implementado - o produtor recebe insumos como adubo orgânico, calcário, plasticultura e devolve ao município, gêneros alimentícios produzidos por eles mesmos, “é uma troca que incentiva o pequeno produtor e, a produção é encaminhada às Unidades do município. No Assentamento São Gabriel tem a produção de farinha com marca própria, produzida pelas mulheres locais.

 

Avanços

Outra importante conquista para implentar a produção foi a perfuração de poços no Assentamento São Gabriel aguardado ansiosamente desde 2013 pelas 36 famílias que serão beneficiadas. A parceria entre a Prefeitura Municipal e a FUNASA/MT viabilizou também um poço artesiano no Assentamento Novo Progresso para atender 110 famílias. Com a perfuração desses poços as famílias terão água para uso doméstico e para incrementar a produção.

 

A parceria com o SEBRAE-MT disponibiliza um técnico especialista na área de Agricultura familiar para prestar consultoria técnica à 11 produtores no município. De acordo com Rogério, a intenção é aumentar consideravelmente o número de famílias atendidas nos próximos anos para “que possamos usar toda a tecnologia disponível a favor dos pequenos produtores”. Esse consultor já trabalha a mais de 20 anos na Agricultura Familiar.

 

Rogério adiantou que o Assentamento São Gabriel foi contemplado através da ANATER (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural) ao Programa Produzir Brasil – onde uma equipe multidisciplinar irá prestar assistência técnica durante 24 meses. A equipe é formada por assistente social, veterinários, agrônomos e técnicos agrícolas com objetivo de desenvolver várias cadeias produtivas naquele local.

 

Para o secretário Clóvis, ninguém faz nada sozinho, “o sucesso da agricultura familiar e dos outros projetos é o resultado da parceria com Sindicato Rural, SENAR, SEBRAE, EMBRAPA e Secretaria de Agricultura Familiar do Estado”. Essas parcerias, na avaliação do secretário, permitem melhorar a cadeia produtiva local e buscar excelência na produção de maneira sustentável; “temos muitos desafios pela frente, mas com união aumentam as possibilidades de oferecer melhores condições aos nossos agricultores e o resultado são produtos de qualidade que chegarão a mesa do consumidor”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.