Quarta, 19 de Janeiro de 2022 16:14
(66) 98420-9136
Saúde Voluntariado

Rede de apoio realiza ações em prol da saúde mental da população

Projeto foi criado pelo deputado estadual Thiago Silva com apoio de voluntários

07/12/2021 17h20 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Âncora
Rede de apoio realiza ações em prol da saúde mental da população

 

Criada pelo deputado Thiago Silva (MDB) com o apoio de parceiros e voluntários, a “Rede de Apoio às Pessoas com Esquizofrenia e demais Doenças Mentais” tem realizado durante este ano ações para prestar atendimento gratuito à famílias que precisam de apoio psicossocial.

Entre as ações desenvolvidas em parceria com a Coordenação de Psicologia da Unic, Curso de Direito da Uniasselvi (Núcleo de Práticas Jurídicas), Instituto Kobra Vila Operária e voluntários, o grupo tem realizado palestras em escolas públicas, ações junto à comunidade, atendimento psicoterapêutico de forma gratuita para pessoas que possuem problemas de saúde mental. O trabalho realizado tem atendido centenas de pessoas em diversos bairros da cidade.

De acordo com o deputado Thiago Silva, este é um do projetos sociais do seu mandato, realizado com apoio de voluntários que tem atendido pessoas de baixa renda. “Nosso objetivo é atender de forma humanizada pessoas que carecem de apoio do Estado e não possuem condições financeiras ou mentais de buscar atendimento. Agradeço o apoio dos parceiros e voluntários que estão sendo fundamentais no atendimento de centenas de pessoas em Rondonópolis e demais cidades visitadas pela Rede”, disse o parlamentar.

Segundo o coordenador do projeto Everton Neves “o projeto na prática tem sido muito bem aceito pelas pessoas que estão sendo atendidas de acordo com cada particularidade e o balanço que se faz é que se percebem melhorias no bem-estar de várias famílias que estão sendo amparadas com amor e atenção, por uma rede de voluntários”, disse.

A Rede de apoio já realizou palestras orientativas sobre a saúde mental da população nas Escolas Sabastiana Rodrigues, Odorico Leocádio e Escola Daniel Martins de Moura em Rondonópolis e na Escola Arlinda Norbeck em Alto Araguaia.

De acordo com a professora de Psicologia da Unic, Daiene Dias, “o trabalho realizado de forma colaborativo tem gerado importantes frutos e é gratificante prestar o atendimento a pessoas que geralmente não tem a quem recorrer”, disse.

Thiago Silva avalia que a Rede de apoio vem se tornando um “case de sucesso” no atendimento gratuito com o foco no cuidado com a saúde mental da população, que tanto se agravou durante o período da pandemia. O deputado também é autor da Lei 11.377/2021 que cria em Mato Grosso a Rede Estadual de Atenção às pessoas com Esquizofrenia e demais doenças mentais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.