Domingo, 09 de Agosto de 2026
Publicidade
Anúncio

Projeto de lei que revoga responsabilidade solidária no ICMS recebe apoio da Facmat

Encontro reuniu parlamentares, representantes de entidades empresariais e especialistas tributários

10/07/2025 às 15h54
Por: Especial para o Âncora Notícias Fonte: Lumil Comunicação
Compartilhe:
Entidades reforçaram que a revogação dos artigos representará um avanço para a segurança jurídica. Foto: Assessoria Facmat
Entidades reforçaram que a revogação dos artigos representará um avanço para a segurança jurídica. Foto: Assessoria Facmat

A revogação de artigos da legislação mato-grossense que atribuem responsabilidade solidária a terceiros no pagamento do ICMS foi pauta de reunião realizada nesta quinta-feira (10/07), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

O encontro reuniu parlamentares, representantes de entidades empresariais e especialistas tributários para discutir o Projeto de Lei nº 1034/2025, de autoria do deputado estadual Dr. João, que propõe a exclusão dos artigos 18, 18-A, 18-B e 18-D da Lei nº 7.098/1998.

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat) foi uma das entidades presentes e manifestou apoio à proposta, que representa um avanço na segurança jurídica das empresas e na redução de entraves ao ambiente de negócios.

Para o presidente da Facmat, Jonas Alves, a legislação atual impõe uma carga excessiva ao setor produtivo, atingindo não apenas quem comete infrações, mas também terceiros que não têm responsabilidade direta na operação tributária.

“Essa regra atinge empresas corretas, penaliza quem não deveria ser responsabilizado e acaba sufocando quem empreende. É preciso parar de legislar com a mão pesada para todos, por causa de poucos. O Estado precisa reduzir o peso sobre os empresários e enxergar o papel estratégico deles na geração de empregos e renda”, afirmou Jonas. O consultor jurídico da Facmat, Rafael Furman também esteve presente. 

O projeto de lei busca adequar a norma estadual às decisões do Supremo Tribunal Federal, que já considerou inconstitucional a responsabilização de terceiros sem respaldo em lei complementar, como estabelece o Código Tributário Nacional. A medida, segundo as entidades, é fundamental para diminuir litígios, evitar autuações indevidas e destravar o crescimento de pequenas e médias empresas que têm sido prejudicadas por essa estrutura legal.

Continua após a publicidade

O autor da proposta, deputado Dr. João, reforçou a importância de construir soluções em conjunto com o setor produtivo. “Estamos ouvindo as entidades e caminhando para criar um ambiente mais favorável para quem investe e trabalha. Muitos empresários estão sacrificados, e é nosso papel proteger quem sustenta a economia do Estado”, disse.

As entidades reforçaram que a revogação dos artigos representará um avanço para a segurança jurídica e permitirá maior previsibilidade aos empreendedores, promovendo um ambiente mais saudável para os negócios em Mato Grosso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cuiabá - MT
Sobre o município
Cuiabá é um município brasileiro, capital do estado de Mato Grosso, Região Centro-Oeste do país. Fundado em 1719 por Pascoal Moreira Cabral e descoberto por Miguel Sutil, ambos bandeirantes nascidos na cidade de Sorocaba-SP, ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX.
Ver notícias
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio