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Facmat defende urgência de investimentos em estrutura logística de Mato Grosso

Jonas Alves, presidente da Facmat, participou de uma reunião da Frenlogi com representantes do Ministério dos Transportes

13/06/2025 às 17h32
Por: Especial para o Âncora Notícias Fonte: Lumil Comunicação
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Jonas Alves, presidente da Facmat. Foto: Assessoria
Jonas Alves, presidente da Facmat. Foto: Assessoria

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) participou, nesta sexta-feira (13), de reunião virtual organizada pela Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi), com representantes do Ministério dos Transportes, lideranças empresariais e parlamentares. O encontro teve como objetivo debater propostas para o Plano Nacional de Logística (PNL) 2050, com foco na ampliação da infraestrutura no Centro-Oeste e nos desafios da cadeia do etanol de milho.

Durante sua fala, o presidente da Facmat, Jonas Alves, destacou a urgência de ampliar a infraestrutura para escoamento da produção. Ele defendeu investimentos prioritários em rodovias, como a duplicação da BR-364, e no avanço da Fico, além da consolidação do aeroporto Marechal Rondon como terminal internacional. Jonas também ressaltou a necessidade de planejamento integrado que considere as hidrovias como alternativa logística estratégica para o Centro-Oeste.

Sobre a malha dutoviária, ele defendeu a expansão de polidutos como solução para os altos custos do transporte de etanol de milho. Segundo ele, é necessário viabilizar projetos que conectem os polos produtores aos mercados consumidores, e lembrou que a Petrobras já prevê um investimento estimado em US$ 2 bilhões na região. “A ampliação dos dutos é essencial para garantir competitividade e reduzir o custo logístico de produtos estratégicos como o etanol”, afirmou o presidente da Facmat.

A subsecretária de Fomento e Planejamento do Ministério dos Transportes, Gabriela Avelino Ferreira, destacou que o PNL está em fase de escuta pública até 13 de julho. “As contribuições formais de entidades regionais são fundamentais para que o planejamento atenda às prioridades do país de forma estruturada e sustentável”, explicou.

Representando a União Nacional do Etanol de Milho (Unem), o presidente executivo Guilherme Nolasco apresentou dados sobre o crescimento do setor e os impactos da retirada dos incentivos fiscais. “Com a reforma tributária, a única forma de manter competitividade será por meio da concorrência entre modais, principalmente com a implantação de polidutos”, afirmou. Nolasco também destacou iniciativas voltadas à aviação sustentável e projetos de captura de CO₂ que podem tornar o etanol de milho carbono negativo.

O diretor institucional da Frenlogi, deputado Edinho Bez, defendeu a articulação entre Parlamento e setor produtivo para garantir investimentos estruturantes. “Antecipar soluções logísticas é essencial para evitar gargalos e sustentar o crescimento do país”, disse.

Também participaram da reunião o assessor de logística da Frenlogi, Mauro Barbosa, e representantes técnicos que apresentaram propostas de traçado para polidutos e melhoria da BR-070, entre Primavera do Leste e Cuiabá, alinhadas ao avanço da produção de biocombustíveis.

Ao final, as entidades presentes confirmaram a elaboração de um ofício conjunto, com apoio político, solicitando a inclusão da malha dutoviária no PNL 2050. O documento será encaminhado ao Ministério dos Transportes como contribuição oficial à consulta pública em andamento.

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Cuiabá é um município brasileiro, capital do estado de Mato Grosso, Região Centro-Oeste do país. Fundado em 1719 por Pascoal Moreira Cabral e descoberto por Miguel Sutil, ambos bandeirantes nascidos na cidade de Sorocaba-SP, ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX.
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