Uma mobilização de peso está em curso em Mato Grosso. O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Léo Bortolin, emitiu um chamado oficial para que prefeitos e prefeitas do estado marquem presença — ou enviem representantes — na primeira edição do ForestFire – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, que acontece entre os dias 16 e 18 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
O evento, que é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), promete colocar o estado sob os holofotes internacionais. Serão dez países reunidos para debater, trocar experiências e apresentar soluções para uma das maiores ameaças ambientais do planeta: os incêndios florestais.
“A AMM é parceira do evento. Participar do primeiro ForestFire é um passo essencial para os gestores públicos que lidam diretamente com os impactos dos incêndios. É preciso se especializar, informar e avançar na gestão do fogo”, defende Bortolin.
Com representantes de Portugal, Estados Unidos, Canadá, México, Nova Zelândia, Espanha, Chile, Irlanda, França e, claro, Brasil, o congresso carrega a missão de ser um marco estratégico na cooperação internacional e alinhamento de boas práticas globais no controle do fogo.
Quem também reforça o peso do evento é o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra: “Esse evento é uma grande oportunidade para trocarmos experiências, conhecermos tecnologias de ponta e aperfeiçoarmos nossas práticas operacionais. Mato Grosso tem se destacado no enfrentamento aos incêndios florestais”, afirma.
O ForestFire trará uma programação recheada:
20 palestras com autoridades internacionais
Minicursos técnicos e workshops práticos
Apresentações de trabalhos acadêmicos e painéis de discussão
Feira tecnológica com 18 empresas expositoras, que mostrarão as mais recentes inovações em equipamentos de prevenção, monitoramento e combate ao fogo.
Entre os públicos esperados, estão bombeiros militares e civis, brigadistas florestais, pesquisadores, gestores ambientais, produtores rurais e entidades do agronegócio — todos unidos pelo desafio comum de proteger os biomas ameaçados pelas chamas.
As inscrições para o congresso já estão disponíveis no site oficial: www.forestfire.com.br.
Mín. 20° Máx. 31°