O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Mato Grosso (CDE Sebrae/MT), Jonas Alves, foi um dos convidados do 1º Seminário de Compras Sustentáveis, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). O evento foi realizado nesta quinta-feira (08/05), em Cuiabá, e reuniu especialistas, gestores públicos, representantes da sociedade civil e servidores de diversos órgãos estaduais.
Com o objetivo de fomentar o debate sobre a adoção de critérios socioambientais nas licitações públicas, o seminário é fruto de uma parceria entre o TCE-MT e as Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), de Fazenda (Sefaz) e de Planejamento e Gestão (Seplag). A proposta central é reforçar o papel do Estado na promoção de políticas públicas alinhadas à responsabilidade social e à preservação ambiental.
Durante sua participação, Jonas Alves destacou o protagonismo do Sebrae/MT na disseminação de práticas sustentáveis, citando como exemplo o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), instalado em um prédio referência internacional no tema.
“Temos uma equipe que produz conteúdo para o Brasil inteiro, voltado para as micro e pequenas empresas, porque o CSS é uma referência em sustentabilidade”, afirmou.
Jonas ressaltou ainda a importância da inclusão desses pequenos negócios nas compras públicas. “Vemos a importância do trabalho do Sebrae/MT nesse contexto. É fundamental preparar essas empresas para que participem da cadeia de fornecimento ao Poder Público. Também é essencial que o próprio Estado abra espaço para que essas empresas possam contribuir”, defendeu.
Ele também recomendou que os empresários busquem apoio em entidades representativas, como as associações comerciais, para se capacitarem e aumentarem sua participação nas licitações. “Essas instituições ajudam a mobilizar os empresários e incentivam a participação ativa nos processos de compras públicas”, completou o presidente do CDE.
O seminário teve foco especial nos servidores públicos responsáveis pelas compras e contratações no executivo estadual, mas também foi aberto a representantes da sociedade civil, do setor privado e da academia.
A programação contou com palestras sobre gerenciamento de riscos, elaboração de termos de referência com critérios socioambientais, inovações legais no âmbito da Lei nº 14.133/21, além de experiências bem-sucedidas em licitações sustentáveis.
De acordo com os organizadores, a iniciativa visa consolidar uma cultura de sustentabilidade na administração pública, desde a escolha de fornecedores até a definição de materiais com menor impacto ambiental. A expectativa é que o evento impulsione políticas mais eficazes e transforme as compras públicas em instrumentos de promoção do desenvolvimento sustentável. (Com informações TCE-MT)
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