Segunda, 10 de Agosto de 2026
Publicidade
Anúncio

Facmat participa de solenidade de prorrogação dos incentivos fiscais em Mato Grosso

O decreto estende até 30 de abril de 2026 a redução da alíquota do ICMS para diversos segmentos econômicos

30/04/2025 às 15h10
Por: Especial para o Âncora Notícias Fonte: Lumil Comunicação
Compartilhe:
Várias autoridades e entidades empresariais participaram da assinatura do decreto. Foto: Divulgação
Várias autoridades e entidades empresariais participaram da assinatura do decreto. Foto: Divulgação

O Governo de Mato Grosso oficializou nesta quarta-feira (30.04), no Palácio Paiaguás, a prorrogação dos incentivos fiscais concedidos aos setores atacadista, varejista, de bares e restaurantes. A medida foi assinada pelo governador Mauro Mendes, com a participação da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e da Casa Civil. A Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) participou da solenidade, representada pelo diretor Geraldo Prado.

Para Geraldo Prado, a prorrogação é fundamental para dar previsibilidade ao setor produtivo e evitar repasses de custos ao consumidor final. “O governador tomou uma decisão acertada. Se os benefícios fossem suspensos, os empresários seriam obrigados a repassar os aumentos e isso afetaria diretamente a população. A nossa expectativa é que essa política de incentivos continue até 2032”, avaliou.

O decreto estende até 30 de abril de 2026 a redução da alíquota do ICMS para diversos segmentos econômicos, incluindo medicamentos, veículos, informática, vestuário, produtos artesanais, bares, restaurantes, atacadistas e varejistas.

Durante o evento, o governador Mauro Mendes reforçou que a medida não beneficia apenas as empresas, mas, principalmente, os consumidores. “Se eu cobro mais imposto, os empresários repassam ao preço, e quem paga é o povo mato-grossense. No final, isso é reduzir o custo das empresas, aumentar a competitividade e gerar empregos”, declarou.

O secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, destacou que os incentivos cumprem um papel importante na estabilidade econômica do Estado. “O comércio presencial é o maior gerador de empregos em Mato Grosso. Além disso, sem esses benefícios, a inflação no consumo básico poderia aumentar em até cinco pontos percentuais”, afirmou Gallo.

Participaram da cerimônia de assinatura o vice-governador Otaviano Pivetta, os deputados estaduais Carlos Avallone, Dilmar Dal Bosco, Fabinho Tardin, Arnaldo Júnior, Adenilson Rocha e Chico Guarniery; e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, além de representantes de entidades dos setores do comércio, atacadista, bares e restaurantes. (Com informações da Secom/MT)

Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cuiabá - MT
Sobre o município
Cuiabá é um município brasileiro, capital do estado de Mato Grosso, Região Centro-Oeste do país. Fundado em 1719 por Pascoal Moreira Cabral e descoberto por Miguel Sutil, ambos bandeirantes nascidos na cidade de Sorocaba-SP, ficou praticamente estagnada desde o fim das jazidas de ouro até o início do século XX.
Ver notícias
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio