Nos dias 11 e 12 de novembro, o teatro do Sesc Arsenal, em Cuiabá, será palco do 1° Fórum do Patrimônio Mato-grossense, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT). Com uma programação diversa e gratuita, o fórum traz palestras de profissionais renomados sobre temas fundamentais para a conservação e valorização do patrimônio cultural no estado e no país, como conservação e restauro, gestão pública e arqueologia.
O evento conta com a parceria de instituições como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel), o Instituto Homem Brasileiro (IHB) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que contribuíram para a seleção de palestrantes.
A programação do primeiro dia (11) inclui a palestra de abertura com Isabel Ballesté, arquiteta e urbanista com especialização em arquitetura de equipamentos culturais, que abordará "A intervenção em edificações preservadas: Potencialidades e Limitações". A arquiteta traz a experiência de projetos de restauro e revitalização, como o Projeto Reviva Diamantino - MT, e o premiado projeto de relocação de Salto da Divisa (MG), destacando as complexidades e os desafios de intervenções em edificações históricas.
Jorge Tinoco, especialista em preservação de bens culturais e membro de instituições como a ABRACOR e o ICOMOS, falará sobre "Boas Práticas do projeto à obra: conservação e restauro", compartilhando práticas que acumulou em décadas de trabalho em restauração e conservação.
Outros destaques do dia incluem a palestra de Maria Regina Pontin de Mattos sobre “Experiências na implementação de Políticas Públicas na salvaguarda do Patrimônio Histórico-Cultural”, e a participação de Luciana Pelaes Mascaro, professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFMT, que falará sobre "Políticas Públicas: gestão do patrimônio cultural e Canteiro Modelo de Conservação".
A programação ainda reserva temas como arqueologia e preservação ambiental, com a participação de Jeanne Cristina Menezes Crespo, que aborda os “Desafios para a salvaguarda do patrimônio arqueológico brasileiro na contemporaneidade”, e Suzana Hirooka, que fechará o dia com a palestra sobre “Arqueologia, Arquitetura e o Centro Histórico de Cuiabá”, discutindo o papel da arqueologia ambiental e o impacto das atividades urbanas em áreas históricas.
Para quem se interessa por preservação cultural, arquitetura e políticas públicas, o fórum promete ser uma oportunidade única de aprendizagem e troca de experiências. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online.
Serviço:
O quê: 1° Fórum do Patrimônio Mato-grossense
Onde: Teatro do Sesc Arsenal, Cuiabá, Mato Grosso
Quando: Dias 11 e 12 de novembro
Horário: A partir das 8h
Como participar: Inscrições gratuitas pelo link: Clique aqui
O evento é aberto ao público e voltado para profissionais, estudantes e interessados em conservação, restauro e patrimônio cultural.
Mín. 21° Máx. 34°