Os comerciantes de Cuiabá e Várzea Grande estão autorizados a abrir as portas neste sábado, 12 de outubro, feriado nacional em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A decisão, regulamentada pela Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) deste ano, firmada entre os sindicatos patronais e laborais, também se aplica aos shoppings centers da região, conforme informa a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá).
De acordo com o presidente da ACCuiabá, Jonas Alves, embora a abertura do comércio seja permitida, os lojistas precisam seguir as normas estabelecidas pela CCT.
“É importante que os proprietários de lojas estejam atentos ao pagamento das horas trabalhadas em dobro aos funcionários que forem convocados, além de garantir o pagamento das comissões de vendas”, destacou.
A convenção também prevê a ampliação do horário de atendimento em até duas horas no dia anterior, 11 de outubro. Essas horas extras devem ser compensadas no banco de horas ou remuneradas.
Ainda, segundo Jonas Alves, a permissão de abertura no dia 12 coincide com o Dia das Crianças, o que pode beneficiar o comércio.
“O Dia das Crianças é uma das datas mais importantes para o setor durante o ano e auxilia no fomento da economia local, especialmente no segmento de brinquedos, roupas e calçados”, afirmou o presidente, ressaltando a expectativa de aquecimento nas vendas para o final do ano.
Os órgãos públicos não essenciais e as instituições bancárias permanecerão fechados no feriado, enquanto os serviços de saúde e segurança atuarão em regime de plantão. Já os shoppings estarão funcionando normalmente, com as lojas abertas das 14h às 20h, e as praças de alimentação das 10h às 22h.
Mín. 21° Máx. 30°