A Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá) realizou nesta quarta-feira (09.10) sua reunião mensal da diretoria, liderada pelo presidente Jonas Alves, na sede da entidade. Entre os principais temas da pauta, foram discutidos a suspensão da cobrança retroativa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD), a campanha do Dia das Crianças e um feedback sobre os resultados das eleições para prefeitura da Capital.
Sobre a cobrança retroativa do ICMS, a ação civil pública foi movida pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPE/MT) contra a Energisa, referente ao período de 2017 a 2021, após atuação decisiva da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat). A entidade, por meio de seu presidente, Jonas Alves, e com o apoio de deputados e do promotor Carlos Henrique Richter, questionou a legalidade da cobrança.
A decisão determinou a suspensão imediata das cobranças e a interrupção de medidas como a negativação de consumidores ou corte de energia. A Energisa está sujeita a uma multa diária de R$ 10.000,00 em caso de descumprimento.
Outro ponto debatido na reunião foi sobre o resultado das eleições para a Prefeitura de Cuiabá. O diretor da ACCuiabá, Valdemir Canevari, comentou a surpresa com o segundo turno entre Abilio Brunini e Lúdio Cabral e destacou a importância de manter o foco nos interesses do comércio e dos empresários. “Precisamos continuar priorizando o comércio e os empresários, que dependem de estabilidade para crescer e prosperar”. Ele também celebrou a conquista do número de mulheres eleitas para a Câmara de Vereadores, reforçando a importância da representação
A diretora Mariza Bazo apresentou os resultados positivos do Conselho da Mulher Empresária (CME), destacando o aumento no número de empresárias que procuram se associar a ACCuiabá. "Muitas mulheres estão se filiando à entidade motivadas pelo trabalho do Conselho, que tem sido um importante espaço de diálogo e fortalecimento para as empreendedoras".
Mariza também incentivou os diretores a contribuirem com a campanha "Espalhando Sorrisos", que está arrecadando brinquedos para o Instituto de Recuperação, Proteção e Amparo à Mulher Dependente Química do Estado de Mato Grosso (IRPAMDEQ).
O presidente do Conselho dos Jovens Empresários (CJE) e diretor da ACCuiabá, Raul de Carvalho, comentou sobre a posse da diretoria do Conselho, que ocorreu no dia 24 de setembro, e as próximas ações a serem efetivadas por seus membros.
Ao final da reunião, foram discutidos assuntos gerais de interesse dos participantes, incluindo diretrizes administrativas e iniciativas futuras da entidade.
Mín. 21° Máx. 31°