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Secretários de Educação e equipes técnicas elaboram cartilha com boas práticas realizadas nos municípios

Encontro foi promovido pelo GEMTE, grupo de empreendedores que apoia a educação de Mato Gro

11/09/2024 às 16h20
Por: Especial para o Âncora Notícias Fonte: Assessoria de Imprensa - GEMTE
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Secretários Municipais de Educação, equipes técnicas e representantes dos municípios presentes no 9ª Avaliação Gerencial Mensal do GEMTE. Foto: Assessoria
Secretários Municipais de Educação, equipes técnicas e representantes dos municípios presentes no 9ª Avaliação Gerencial Mensal do GEMTE. Foto: Assessoria

Secretários Municipais de Educação, equipes técnicas e representantes de Barra do Bugres, Campo Verde, Canarana, Chapada dos Guimarães e Diamantino participaram nesta terça-feira (10.09), em Cuiabá, da 9ª Avaliação Gerencial Mensal promovida pelo Grupo Empreendedor Mato Grosso em Evolução (GEMTE).

No encontro, os líderes municipais apresentaram projetos e discutiram a definição de boas práticas de políticas públicas educacionais, resultando na elaboração de uma cartilha com as mais relevantes.  

Desde 2023, o GEMTE, uma iniciativa de empreendedores que apoia o desenvolvimento sustentável da educação em Mato Grosso, em parceria com a Fundação Dom Cabral, auxilia esses municípios na construção e monitoramento de modelos estratégicos de ação para a educação pública.

Segundo o diretor executivo do GEMTE, Guilherme Alves, o programa desenvolve um modelo de gestão estratégica para os municípios, com projetos de longo prazo, que vão além dos mandatos governamentais. "Nossa visão é deixar um legado que transcenda os mandatos. Estamos trabalhando com os municípios na elaboração de projetos estratégicos que realmente transformem a educação, focando em políticas de Estado de longo prazo".

Ele explicou que os participantes, divididos em grupos temáticos, tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e boas práticas desenvolvidas em seus municípios. "Trabalhamos com temas como primeira infância, educação fundamental, alfabetização, equidade e diversidade, infraestrutura, gestão para resultados, valorização profissional e tecnologia na educação", destacou Guilherme.

 

O secretário de educação de Canarana, Eduardo Ferreira da Silva, mencionou a contribuição do GEMTE na estruturação de projetos educacionais no município. “O grupo oferece expertise na construção de indicadores que permitem medir e validar os impactos das políticas educacionais. Sem essa métrica, é difícil verificar se os projetos estão produzindo os resultados esperados”, explicou.

Eduardo evidenciou um projeto que promove a equidade em uma aldeia indígena local, garantindo participação e aprendizado. “Foi o primeiro ano que uma escola indígena participou do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), o que gerou dados importantes. Em 2025, vamos poder comparar resultados para verificar a eficácia das ações”, pontuou.

Já a formadora municipal de Barra do Bugres, Silvane Santos, ressaltou o impacto positivo do GEMTE no direcionamento das ações educacionais. "O projeto nos deu um norte mais sistêmico e objetivo, permitindo que avancemos de maneira mais rápida e eficaz". Ela destacou ainda o papel do monitoramento e assessoramento do programa. "O suporte oferecido pelo GEMTE tira as dúvidas e orienta nossos caminhos, ajudando a concretizar as ações", reforça.

A secretária de Educação de Campo Verde, Simoni Pereira Borges, comentou sobre a importância da sistematização dos projetos educacionais promovida pelo GEMTE. "A assessoria e a organização dos projetos nos ajudam a estabelecer metas e prazos. Isso tem sido fundamental para pensarmos em políticas públicas que vão além dos governos, visando o benefício da população e do município", conclui.

Sobre o GEMTE

O GEMTE é formado por 24 mantenedores que apoiam o seu objetivo na transformação da educação de Mato Grosso. Por meio da utilização de recursos intelectuais, financeiros e da construção de parcerias, a intenção do programa é contribuir na implementação de programas e projetos de impacto educacional. O objetivo é apoiar, defender e acompanhar a implementação de um amplo programa de desenvolvimento da educação pública municipal e estadual para Mato Grosso, para que o estado se torne uma referência nacional em até 20 anos.

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