O sistema de abastecimento de Primavera do Leste recebeu investimentos que vão garantir ainda mais segurança, eficiência operacional e melhorar a distribuição de água tratada para a população. A Estação de Tratamento de Água – ETA Traíras foi ampliada com a instalação de mais um módulo formado por um floculador, decantador, filtro e câmara de contato - que recebe uma dosagem de cloro para desinfecção.
Com uma capacidade de produção de 54 m³/h de água, o suficiente para suprir mais de seis mil pessoas, a estrutura vai entrar em operação nos próximos dias. Esse investimento segue o cronograma de trabalho elaborado pela concessionária para manter de forma contínua a operação do sistema de abastecimento, principalmente neste período de estiagem, quando há pouca incidência de chuva e os reservatórios ficam com a reserva de água reduzida.
“Estamos realizando todos os trabalhos com planejamento, para ampliar e melhorar o fornecimento de água na cidade e manter a operação segura em função da estiagem, garantindo que o abastecimento chegue de forma equilibrada a todos os bairros. Já temos outras ações em andamento no sistema de abastecimento para aumentar a oferta de água para a população”, explica a gerente de operações da Águas de Primavera, Letícia Yule.
Ela ainda destaca que compromisso da concessionária em manter a qualidade e a continuidade dos serviços de abastecimento de água, mesmo em períodos de grande vulnerabilidade hídrica. “Ao fortalecer nosso sistema hídrico, promovemos uma distribuição de água mais eficiente, o que resultará em um abastecimento mais estável. Isso trará maior conforto e segurança para os moradores, refletindo em benefícios para a saúde e o bem-estar de todos e para o meio ambiente”, pontua.
Em Primavera do Leste, 100% da população que reside em área urbana, tem acesso à água tratada. Para garantir a qualidade e atender a todos os parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que determina os padrões de água para consumo humano no Brasil, a Águas de Primavera exerce um rigoroso controle no processo de tratamento e distribuição de água por meio de análises em laboratório. O monitoramento de qualidade da água começa desde a captação até a rede de distribuição nos bairros.
Mín. 24° Máx. 41°