As "soft skills", também conhecidas como habilidades comportamentais, estão em ascensão no mercado de trabalho atual. Estas competências são vitais para cultivar relações saudáveis, liderar equipes eficazes e estimular um ambiente colaborativo.
Uma pesquisa recente da ZipRecruiter revelou que para 93% dos empregadores, as soft skills são tão valorizadas quanto as hard skills, ou habilidades técnicas. As soft skills mais valorizadas no processo de seleção incluem comunicação interpessoal, planejamento e gestão do tempo. Nesse contexto, a formação holística dos profissionais, principalmente os novatos no mercado de trabalho, é de suma importância.
"As tendências e tecnologias não cessam e, consequentemente, os critérios para a contratação de novos profissionais estão sendo reinventados. Habilidades técnicas ainda são prioridade, no entanto, a fluência verbal e escrita, adaptabilidade às mudanças de processos e habilidade para trabalhar em equipe são alguns dos diferenciadores que garantem uma colocação em uma empresa de renome", enfatiza Willian Ceciliano, coordenador do curso de Administração da Unic Rondonópolis.
Confira abaixo algumas das soft skills mais procuradas nos processos seletivos:
Comunicação: Profissionais que comunicam efetivamente suas ideias tendem a ter melhores relações com colegas de equipe, clientes e liderança. A comunicação é uma das habilidades comportamentais mais importantes, pois promove o autoconhecimento e facilita o entendimento das pessoas com quem interagimos.
Trabalho em equipe: Pessoas colaborativas que contribuem com ideias e soluções para desafios no ambiente de trabalho, e que respeitam as opiniões dos colegas, tendem a buscar o sucesso do grupo como um todo.
Resiliência: Profissionais resilientes recuperam-se rapidamente de situações adversas, conseguem manter-se motivados e também inspiram a sua equipe.
Empatia: A empatia é uma soft skill crucial para a construção de relações saudáveis, pois aumenta a compreensão e a cooperação. Profissionais empáticos são mais propensos a entender as necessidades e expectativas dos outros, e consequentemente, trabalhar de forma eficiente e produtiva.
Liderança: A liderança é uma habilidade comportamental essencial para a gestão de equipes e desenvolvimento profissional. Uma das competências avaliadas pelas empresas em um líder é a capacidade de planejar e gerenciar o tempo, especialmente após a adoção do home office.
É importante lembrar que o desenvolvimento das soft skills não só proporciona um ambiente de trabalho mais harmonioso, mas também contribui para o crescimento profissional e pessoal de cada indivíduo. Portanto, investir no aprimoramento dessas habilidades é um passo crucial para o sucesso no mundo do trabalho.
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