Domingo, 22 de Maio de 2022 18:14
(66) 98420-9136
Geral Mato Grosso

Diretores e coordenadores participam de Encontro de Gestão das Diretorias Regionais de Educação

Uma das funções das DREs é implementar e fortalecer o regime de colaboração entre estado e municípios

19/01/2022 10h14
Por: Reportagem Fonte: Secom Mato Grosso
- Foto por: Wesley Rodrigues Seduc-MT
- Foto por: Wesley Rodrigues Seduc-MT

Com o tema "Gestão e Liderança de Equipes", a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), iniciou nesta segunda-feira (17.01), o 1º Encontro de Gestão das Diretorias Regionais de Educação (DREs). O evento, sediado no Hotel Fazenda Mato Grosso, na Capital, visa a capacitação dos diretores, diretores adjuntos, coordenadores e assessores pedagógicos. 

“Será uma semana de muito trabalho, começamos uma jornada de capacitações para que as escolas e a DREs façam um trabalho integrado e que contribuam para que tenhamos ótimos resultados e índices na educação em Mato Grosso”, disse o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

O treinamento consiste na ministração de palestras sobre liderança, protocolos de biossegurança para o início das aulas, que será 100% presencial, elaboração do plano de gestão, apresentação do sistema estruturado de ensino e ações das secretarias adjuntas.

As Diretorias Regionais de Educação são estruturas organizacionais que atuarão em instância intermediária, subordinadas à Seduc, cuja missão é gerir a implantação, o monitoramento e a avaliação da política educacional da educação básica, nas unidades escolares, assegurando o acesso, a permanência e a aprendizagem dos estudantes. Outra função das DREs é implementar e fortalecer o regime de colaboração entre Estado e municípios.

A diretora regional de Educação de Juína, Janaina Solano Gomes Scamparini, ressaltou a importância de as diretorias trabalharem em conjunto com os municípios. 

“Antes não tínhamos recursos, e hoje, temos investimentos na rede física, pedagógico e no quadro de pessoal”, disse. 

Os diretores das DREs também tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre diferentes assuntos. 

“É um prazer estar aqui e ouvir com tanta sabedoria o que foi colocado para nós”, afirmou a diretora da DRE de Sinop, Cristiane Signor. Ela se mudou de Lucas do Rio Verde para Sinop para assumir este desafio.

“O trabalho em prol de toda a Educação tende a fluir. Temos sistema estruturado, organização financeira, formações profissionais e materiais para os alunos. Precisamos agora fazer com que o trabalho ocorra”, concluiu. O 1º Encontro de Gestão das DREs segue até sexta-feira (21.01).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.