Quarta, 19 de Janeiro de 2022 15:05
(66) 98420-9136
Geral Mato Grosso

Circuito Brasileiro Sub-17 realizado em Cuiabá consagra nova geração de vôlei de praia do país

Competição realizada na mesma estrutura que acolheu a categoria adulta no Circuito Brasileiro Open contou com parceria do Governo de Mato Grosso, por meio da Secel

08/12/2021 08h21
Por: Reportagem Fonte: Secom Mato Grosso
A dupla Gabriel/Dudu (PB) comemoram título do Circuito Brasileiro sub-17 2021 - Foto por: João Felipe/Secel-MT
A dupla Gabriel/Dudu (PB) comemoram título do Circuito Brasileiro sub-17 2021 - Foto por: João Felipe/Secel-MT

Um dos principais torneios das categorias de base de vôlei de praia, a etapa única do Circuito Brasileiro Sub-17 trouxe para Cuiabá uma geração de novos talentos da modalidade em busca de aprimoramento e, claro, do título nacional. Jovens atletas de todo o país representaram seus Estados na competição que, nesta terça-feira (07.12), consagrou como campeãs as duplas Gabriel e Dudu (PB), no masculino, e Nina e Isa (RJ), no feminino.

Com 51 duplas (27 femininas e 24 masculinas), o Circuito sub-17 foi realizado na mesma estrutura que acolheu a categoria adulta no Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia, no estacionamento do ginásio Aecim Tocantins. Ambas as competições nacionais foram promovidas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e Federação Mato-grossense de Voleibol (FMTV) em parceria do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Para o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves, esse formato do Circuito Brasileiro, que reúne num mesmo espaço o voleibol adulto e o juvenil, traz benefícios para o fortalecimento do esporte.

“A realização dos dois torneios praticamente num mesmo período possibilita que os atletas mais jovens tenham contato, usem os mesmos equipamentos e joguem na mesma arena que seus ídolos. É o que a gente chama de pedagogia do exemplo pois traz inspiração e mostra que é possível alcançar sonhos por meio de muito trabalho, treinamento e dedicação”, expõe Jefferson.

Inspiração foi justamente o que não faltou para o atleta Gabriel Felipe, de João Pessoa (PB), campeão do Campeonato Brasileiro Sub-17. Parte da família do jogador de 16 anos é praticante de vôlei de praia, incluindo seu avô de 81 anos e o primo Vitor Felipe, que ao lado de Thiago, ficou em 4º lugar no Circuito Open realizado em Cuiabá.

“Estou muito feliz pelo título. Não esperava tanto calor, foi muito pegado, mas deu tudo certo. Jogo desde criança, há oito anos, minha família inteira joga vôlei. E o estímulo é ainda maior de ver os melhores jogadores do país na competição adulta, fico mais inspirado pra jogar, tentando ser igual a eles”, declara Gabriel.

Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia em Cuiabá

De 01 a 05 de dezembro, a capital mato-grossense foi sede da quinta etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open, vencida pelas duplas Alisson/Guto e Talita/Rebecca.  A competição realizada em Cuiabá também consagrou as duplas de Evandro/Álvaro Filho e Carol Solberg/Bárbara Seixas como campeões da temporada.

A mesma estrutura montada no estacionamento do ginásio Aecim Tocantins ainda acolheu a etapa única do Circuito Brasileiro Sub-17 de vôlei de praia, realizado de 05 a 07 de dezembro. 

As duplas Nina/Isa (RJ), e Dudu/Gabriel (PB) garantiram o título do campeonato brasileiro Sub-17. Completaram o pódio feminino, as duplas Clara e Raissa (PB), com o segundo lugar, e Maila/Giovanna (RJ), em terceiro;  Gustavo/Vinícius(PR) e Henrique/Guilherme (PE), prata e bronze no masculino, respectivamente.

Mato Grosso foi representado no Circuito Brasileiro Sub-17 pelas duplas Vitor Hugo/ Alisson, no masculino, e Julia/Sofia, no feminino.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.