Geral Fora da Caixa
Do zero ao aconchego: o chalé que roubou a cena no preview de imprensa da CasaCor 2026
Arquiteta Ieda Wiechorek, de Chapada dos Guimarães, recebeu a imprensa cuiabana com entusiasmo em um espaço construído do zero, e que se tornou, um dos ambientes mais acolhedores da mostra
24/06/2026 16h12
Por: Redação Fonte: Assessoria

A manhã desta quarta-feira, 24 de junho, amanheceu fria em Cuiabá, com aquele ar que cheira a Chapada. E não foi por acaso que um dos ambientes mais procurado pelos jornalistas, fotógrafos e colunistas presentes no preview de imprensa da CasaCor Mato Grosso 2026 foi justamente o chalé assinado pela arquiteta Ieda Wiechorek, fundadora do escritório Chalé Arquitetura, de Chapada dos Guimarães.

Quem chegou, ficou. A imprensa cuiabana foi recebida por Ieda com o entusiasmo de quem colocou alma em cada detalh, e o espaço respondeu à altura. Aconchegante, sensorial e com uma identidade inconfundível, o chalé se destacou entre os demais ambientes da mostra desde os primeiros minutos de visitação.

Uma construção independente, do chão ao telhado

Diferentemente da maioria dos ambientes da CasaCor, que são desenvolvidos dentro da estrutura da residência anfitriã, o projeto de Ieda Wiechorek nasceu como uma construção independente, erguida desde a fundação na área externa da mostra. A escolha permitiu à arquiteta explorar com liberdade as soluções arquitetônicas e construtivas que norteiam o conceito do espaço.

Inspirado nas memórias afetivas da década de 1980 e na atmosfera característica de Chapada dos Guimarães, o chalé foi concebido para proporcionar uma experiência que vai além do visual. Iluminação natural, ventilação generosa, fachadas envidraçadas e integração direta com a natureza compõem um conjunto que mistura rusticidade e sofisticação sem forçar nenhum dos dois.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

“Busquei traduzir essa magia em um espaço que vai além do físico, se revelando como uma verdadeira experiência sensorial e emocional”, Ieda Wiechorek.

Tecnologia EPS: rapidez, sustentabilidade e conforto

Um dos diferenciais técnicos do projeto é o sistema construtivo em EPS - Poliestireno Expandido, tecnologia que vem ganhando espaço na construção civil por unir eficiência, sustentabilidade e agilidade. Popularmente conhecido como "isopor", o material passa por processos industriais que o transformam em painéis leves e resistentes, revestidos com malhas de aço e camadas de argamassa, formando estruturas com excelente desempenho térmico e acústico.

A escolha da tecnologia não foi casual. Com um prazo reduzido para entregar o espaço dentro do cronograma da mostra, a arquiteta precisava de uma solução que combinasse velocidade de execução com qualidade construtiva. O EPS respondeu a ambas as exigências e ainda contribui para manter a temperatura interna mais agradável, reduzindo a necessidade de climatização artificial e o consumo de energia.

Chapada dentro da mostra e fora da caixa

Participar da CasaCor representando Chapada dos Guimarães é, para Ieda Wiechorek, mais do que uma conquista pessoal. É uma declaração de que a arquitetura produzida fora dos grandes centros tem identidade, profundidade e propósito. "É uma forma de mostrar que é possível unir inovação, identidade e propósito em cada projeto", destaca a arquiteta.

Ao entrar no chalé nesta manhã, a imprensa encontrou um ambiente pensado para desacelerar, sentir e criar conexões. Um refúgio. Um pedaço de Chapada instalado no coração de Cuiabá e que, em breve, estará aberto para que o público viva a mesma experiência.