Quinta, 09 de Dezembro de 2021 00:21
(66) 98420-9136
Geral DIA DO DOADOR DE SAN

Banco de sangue que atende Hospital e Maternidade Femina precisa de doações

Para doar e ajudar a salvar vidas, basta fazer um agendamento prévio

25/11/2021 08h24
Por: Especial para o Âncora Notícias Fonte: Assessoria de Imprensa Hospital e Maternidade Femina
Divulgação
Divulgação
Doar sangue é um gesto solidário que salva muitas vidas, sobretudo durante a pandemia, período onde houve queda de até 50% no número de doações no país. Para destacar a importância dessa atitude, os hemocentros promovem campanhas de conscientização e incentivo, especialmente celebrando o Dia Nacional do Doador de Sangue, lembrado nesta quinta-feira (25.11).A hematologista e hemoterapeuta do Hemosan, de Cuiabá, Paloma Borges dos Santos Valk, reforça que o sangue humano e seus componentes são insubstituíveis, por isso a importância da doação, pois não é possível fabricar substitutos eficientes para suprir a falta.“As doações são essenciais para os estoques de plaquetas, que auxiliam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos de diversas doenças, dentre elas, o câncer”, frisa. O sangue coletado após a doação é armazenado em um banco de sangue ou hemocentro para ser usado em transfusões.A médica salienta que especialmente no Hemosan, os estoques de sangue atualmente estão baixos e precisam de doações. O Hemosan é o banco de sangue que atende o Hospital e Maternidade Femina, em Cuiabá.“Os estoques agora estão perto do limite inferior, estamos precisando de doações da população. Para doar, é só entrar em contato com o Hemosan e fazer o agendamento”, convida a médica, que ressalta ainda que doar sangue é um ato altruísta que ajuda a salvar diversas vidas, inclusive de bebês que acabaram de nascer.Para doarÉ necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam do consentimento dos responsáveis), estar munidos de documento com foto e pesar mais de 50 quilos. A pessoa deve estar descansada e alimentada no momento da doação.Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. Também é preciso respeitar o prazo de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas e evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.Pessoas que tiveram Covid-19 devem aguardar 30 dias após a completa recuperação dos sintomas e pessoas que se vacinaram também não podem doar temporariamente.O Hemosan de Cuiabá recebe os doadores por agendamento, através do telefone (65) 3621-6667, das 7h30 às 17h30.
 
Sobre a FeminaO Hospital e Maternidade Femina atua há 41 anos em Cuiabá, nas áreas de Pediatria, Obstetrícia, Clínica-Geral e pronto atendimento com plantão 24 horas. Também conta com estrutura laboratorial de análises clínicas, no caso de exames solicitados durante os pronto-atendimentos.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.