Quinta, 09 de Dezembro de 2021 00:17
(66) 98420-9136
Geral SAÚDE

Novembro Azul: Hábitos alimentares colaboram para o combate ao câncer

Nutricionista orienta quais alimentos ajudam a combater o câncer com a segunda maior incidência no Brasil

23/11/2021 10h56
Por: Especial para o Âncora Notícias Fonte: Assessoria de Imprensa Fort Atacadista MT
Divulgação
Divulgação

Cuidar bem da alimentação pode diminuir os fatores de risco de câncer e outras doenças, é o que afirma a nutricionista do Fort Atacadista, Cibele Câmara. “Uma dieta farta em alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e reduzida ao máximo em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumir, bebidas açucaradas, entre outros, é capaz de prevenir o surgimento de doenças como o câncer”.O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, principalmente o câncer de próstata. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, o carcinoma da próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em 2020, o país alcançou a marca de 65.840 novos casos, o que corresponde a 29,2% de todos os tumores incidentes no sexo masculino.A melhor maneira de os homens se prevenirem da doença é manter a prática de exercícios físicos, uma alimentação balanceada e, a partir dos 45 anos de idade, consultar-se com um médico urologista para a realização de exames específicos, com a finalidade de detectar o câncer ainda nos estágios iniciais, aumentando as chances de cura.O que evitarA especialista em alimentação explica que alimentos ultraprocessados, são os que possuem muitos ingredientes adicionados em sua formulação, como açúcar, sal, gordura e corantes. Também podem conter aditivos como cores e sabores artificiais ou conservantes e estabilizadores artificiais que servem para aumentar o prazo de validade. Exemplos de ultraprocessados são as refeições congeladas, refrigerantes, sucos em pó e em caixinhas, salgadinhos, sopas instantâneas, biscoitos e bolos industrializados, nuggets e salsichas.O que procurar

Alimentos ricos em:Licopeno - nutriente que age como antioxidante e inibe a proliferação de células cancerígenas. Pode ser encontrado nos tomates, cenoura, pimentão vermelho, pitanga, caqui, mamão, goiaba vermelha e melancia.
Selênio - mineral com um alto poder antioxidante e por isso ajuda a prevenir doenças como o câncer e a fortalecer o sistema imunológico, além de proteger o contra problemas cardíacos como a aterosclerose. Pode ser encontrado na castanha-do-pará, farinha de trigo, gema do ovo e frango.
Sulforafano -  considerado um dos antioxidantes mais poderosos e benéficos para o organismo. Além de inibir a ação dos radicais livres - combatendo o envelhecimento das células - ele ajuda a proteger o sistema circulatório. Pode ser encontrado em vegetais verde-escuros, como brócolis, couve, espinafre, rúcula, agrião e Almeirão ou chicória.
Isoflavonas e Polifenóis - têm ação antioxidante, antiproliferativo e que estimula a morte programada das células, conhecida como apoptose. São encontrados no chá verde e na maior parte das frutas e dos vegetais, nos grãos de soja e no vinho tinto.
Ômega-3 - é um tipo de gordura que atua como anti-inflamatório e antioxidante e melhora a saúde das células. Está presente em peixes de águas frias como salmão, atum, truta e sardinha e em alimentos como linhaça e chia.
 
Em Mato Grosso, as lojas do Fort estão presentes nas Avenidas Fernando Corrêa e Miguel Sutil, em Cuiabá, e na Avenida da FEB, em Várzea Grande.Sobre o Grupo Pereira – Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira atua no varejo e no atacado com as bandeiras Comper, Fort Atacadista, Bate Forte e SempreFort. São 16 mil funcionários e 780 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. Com 90 unidades de negócio, sendo 28 lojas do Comper (rede de supermercados), 45 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), sete filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 9 lojas SempreFort (varejo farmacêutico) e um posto de combustível, o Grupo Pereira também é proprietário do braço de serviços financeiros Vuon, lançado em 2019, que inclui o private label Vuon Card, que já conta com mais de 500 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.
Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva, por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade por meio de programas de sustentabilidade e responsabilidade social.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.