Domingo, 24 de Outubro de 2021 09:27
(66) 98420-9136
Geral MEIO AMBIENTE

Evento debate desafios e oportunidades do turismo de natureza com o aumento da imunização no Brasil

o evento é online, gratuito e terá dez especialistas de todo o país para tratar da retomada do setor

14/10/2021 11h35
Por: Especial para o Âncora Notícias Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc Pantanal
Divulgação
Divulgação

O avanço da imunização no Brasil e o crescimento da procura por turismo de natureza estão entre os temas que serão abordados durante o webinar “Turismo, natureza e sustentabilidade – novas fronteiras da inovação”. Realizado pelo Polo Socioambiental Sesc Pantanal e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) entre os dias 18 e 21 de outubro, o evento é online, gratuito e terá dez especialistas de todo o país para tratar da retomada do setor.

Conforme o Ministério do Turismo, o Brasil é o único país do mundo que possui seis biomas, com diversos atrativos naturais, e esse potencial vem ganhando força na escolha dos brasileiros na hora de viajar. Dados do levantamento realizado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) apontam crescimento na busca por locais que proporcionam maior conexão com a natureza. Já a pesquisa feita pela Booking.com mostra que 9 em cada 10 viajantes brasileiros passaram a buscar destinos mais tranquilos e mais afastados.

Diante disso, a superintendente do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Christiane Caetano, destaca a importância do evento para debater os desafios e oportunidades no segmento. “A retomada das viagens é um processo que envolve segurança sanitária e a natureza é o destino ideal para quem busca tranquilidade e roteiros sem aglomeração. Durante essa descoberta por novas opções de viagens, nosso empenho está em proporcionar experiências únicas que despertem a vontade de voltar. Para isso, a troca de experiências durante o webinar é fundamental”, declara.

Presidente da Abeta, Vinícius Viegas, ressalta que o objetivo do webinar é trazer inspirações para os profissionais do turismo poderem inovar. “Serão abordadas muitas tendências do futuro, tanto para o consumidor e empresário, quanto para a gestão pública e sustentabilidade. O turismo de natureza sofreu tanto quanto os outros segmentos, mas desde o final de 2020 tem se recuperado. A demanda está alta e a expectativa é que o verão seja bastante positivo”, diz.

Programação

A transmissão do webinar será pelo Youtube do Sesc Pantanal (https://www.youtube.com/c/SescPantanaloficial), no mesmo horário em todos os dias: das 9h às 11h (horário de Brasília). Confira a programação:

18 outubro

Abertura: superintendente do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Christiane Caetano.

Palestra: “O Futuro da Sociedade”, com Peter Konstron, diretor do Instituto Copenhagen de Estudos dos Futuros (CIFS).

Palestra: “Viajar transforma o Brasil”, com Luiz Del Vigna, diretor executivo da Abeta e diretor da Nomad Brasil – Consultoria e Turismo.

19 outubro

Palestra: “Áreas protegidas e Turismo: a natureza como oportunidade”, com Cristina Cuiabália, gerente de Pesquisa e Meio Ambiente do Polo Socioambiental Sesc Pantanal.

Palestra: "Os desafios e oportunidades da Economia Verde Brasileira”, com André Lima, advogado socioambiental há 26 anos.

20 de outubro

Painel: “Políticas Públicas para Turismo”, com Rodrigo Ramos sócio-diretor da GESTURIS (Estratégia em Turismo e Desenvolvimento Territorial) e Italo Oliveira Mendes, secretário municipal de Turismo de Grão Mogol (MG).

21 de outubro

Painel: “Negócio que regeneram o futuro”, com Simone Scorsatto, executiva da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), Luiza Coelho, diretora Ambiental e SGS do Grupo Rio da Prata e Claudia Baumgratz, gerente do Comuna do Ibitipoca.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.