Geral FERIADO
Comércio de Cuiabá e Várzea Grande poderá funcionar no sábado, feriado de 7 de setembro
Empresários devem seguir o que está previsto na CCT em relação ao pagamento aos funcionários
02/09/2024 14h54
Por: Especial para o Âncora Notícias Fonte: Assessoria de Imprensa - ACCuiabá
Comércio de rua e os estabelecimentos em shopping centers poderão abrir suas portas normalmente. Foto: Divulgação

A Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá) informa que o comércio de rua e os estabelecimentos em shopping centers poderão abrir suas portas normalmente, no próximo sábado, dia 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil. 

O presidente da ACCuiabá, Jonas Alves, esclarece que os empresários deverão seguir as normas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de Cuiabá e Várzea Grande, que prevê o pagamento de horas em dobro aos funcionários que trabalharem no dia, incluindo as comissões sobre as vendas realizadas.

“Os empreendedores podem abrir normalmente, mas devem ficar atentos ao pagamento das horas em dobro, conforme previsto na CCT da categoria. É importante ressaltar que a abertura do comércio no sábado é sempre positivo para os lojistas, com um fluxo maior de consumidores”, destaca Jonas.

Durante o feriado, bancos e órgãos públicos não funcionarão. Apenas os serviços essenciais, como saúde, segurança pública, coleta de lixo, manutenção de distribuição de água e energia, defesa civil e fiscalização e orientação do trânsito.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

As contas de consumo, como água, energia e telefone, assim como carnês que vencerem nesta data, poderão ser pagas no próximo dia útil após o feriado. Já os serviços de caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e atendimento bancário por telefone estarão disponíveis normalmente.

A ACCuiabá está localizada na Rua Galdino Pimentel, 14, no Centro da Capital, 2ª Sobreloja do Palácio do Comércio.