As últimas atualizações de pesquisa sobre a cultura do algodão e as recentes informações ligadas ao sucesso da atividade serão apresentados na Fundação MT em Campo 2ª Safra. O evento será realizado no município de Sapezal-MT, nos dias 05 e 06 de junho, pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso. As inscrições estão abertas e devem ser realizadas no site da instituição.
O objetivo é discutir soluções e perspectivas da cultura de algodão para a próxima safra. E para trazer descobertas e apresentar recomendações aos produtores, pesquisadores da Fundação MT prepararam atividades divididas em duas partes distintas, ambas com foco nas principais soluções para o cultivo e manejo da cultura do algodão.
As atividades serão realizadas no Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD OESTE) instalado na Fazenda Tucunaré, em Sapezal. O evento técnico sobre a cultura do algodão é aberto a produtores rurais, agrônomos, estudantes e demais profissionais ligados ao setor agrícola interessados em se manterem atualizados com as tendências e inovações mais recentes no setor.
Dentro da programação, será realizada uma palestra na tenda central sobre “Relatos e discussão – Bifurcação na cultura do algodão”. Esse tema será abordado pela pesquisadora da área de entomologia da Fundação MT, Dra. Lucia Vivan, pesquisadora da área de Nematologia Rosangela Silva e contará também com a participação do Coordenador de Projetos e Difusão de Tecnologia - IMAmt, Márcio Souza.
"No campo de algodão os participantes irão observar de perto o desenvolvimento das plantas e os resultados das diferentes técnicas empregadas. Será um momento de informações detalhadas sobre tópicos específicos, como variedades de algodão, métodos de controle de pragas e doenças, técnicas de irrigação e manejo de nutrientes do solo", destacou o gestor da área Comercial e Marketing, Luís Carlos Oliveira.
Programação
No Circuito do Conhecimento de Cultivares os participantes terão a oportunidade de explorar diversos assuntos técnicos ligados aos materiais genéticos.
Liderada pela pesquisadora e Engenheira Agrônoma Daniela Dalla Costa, a “Vitrine de Cultivares de Algodão” promete entregar resultados essenciais para os produtores que desejam mais proteção e produtividade para sua lavoura. A estação sobre "Doenças na cultura do algodoeiro: Manejo com fungicidas e cultivares" será apresentada pelos pesquisadores em Fitopatoliga e Biológicos João Ascari e Mônica Muller. A estação “Suscetibilidade a lagartas para biotecnologias de algodão" será comandada pela pesquisadora Lúcia Vivian.
Nas estações Técnicas de Conhecimento, os temas apresentados pelos pesquisadores da Fundação MT serão: a “Adubação nitrogenada no algodão segunda safra em diferentes épocas de semeadura”, com os pesquisadores, Felipe Bertol e Larissa Bortolo; “Doenças na cultura do Algodoeiro: Manejo com Indutores de resistência e biológicos”, apresentada pelo pesquisador João Ascari e Uso de Biológicos e Químicos associados à genética no manejo de fitonematoides no algodoeiro”; estação essa apresentada pelas nossas pesquisadoras Rosângela Silva, Juliana Nunes e Tânia Santos.
Inscrições
A Fundação MT em Campo 2ª Safra está com as inscrições abertas, através do site www.fundacaomt.com.br, elas são importantes para garantir a participação. A programação começa a partir das 07h30 e encerra às 17h30.
Durante o evento, serão servidos café de boas-vindas e almoço.
Mín. 14° Máx. 32°