Agro Parceria
Energisa e Aprosoja fazem alerta sobre segurança a produtores em Mato Grosso
Empresa e associação produzem vídeo em parceria para prevenção de operações próximas a redes elétricas
09/05/2022 11h10 Atualizada há 4 anos
Por: Redação Fonte: Assessoria de Comunicação
Assessoria

 

A Energisa buscou parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, para levar informações sobre os principais riscos da operação no campo quando ela envolver redes elétricas. Com o apoio da associação, a empresa produziu um vídeo que vem sendo exibido durante o Circuito Aprosoja, que está na décima sexta edição. O circuito passa por todas as regiões do estado, alcançando 29 cidades e mais de cinco mil pessoas. O evento começou no último dia 25 de abril em Cláudia e será encerrado no dia 06 de junho em Cuiabá.

Para a distribuidora, a importância da parceria é criar uma linguagem cada vez mais assertiva para quem vive no campo. “Nós temos a dimensão técnica dos principais ofensores que geram acidentes no campo. Já a associação tem essa conexão direta com trabalhadores, empresas, produtores. E a mensagem ficou objetiva. O nosso produtor sabe fazer bem o que faz, com qualidade. Gera alimento pro mundo todo. Mas pra ele começar o dia bem e voltar pra casa e pra sua família, precisa ficar atento aos detalhes. São eles que geram um diferencial na hora da prevenção de acidentes”, explicou Victor Hugo Amorim, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa em Mato Grosso.

No primeiro trimestre, foram registrados quase 60 acidentes envolvendo operações no campo no estado.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

As principais ações de prevenção são:

 

- Quando for descarregar alguma carga próxima à uma rede elétrica, verifique antes se a caçamba do caminhão irá pegar nessa rede.

- Quando for subir em capotas ou carrocerias, olhe atentamente se há algum fio próximo.        

- Na lavoura, verifique se a barra do pulverizador ou o cano da colheitadeira está abaixada antes de passar por uma rede elétrica.

- Não faça queimadas próximas das redes.

- Use equipamentos adequados para eletrificar cercas e sinalize-a a cada cem metros. De preferência, contrate um eletricista qualificado.

- Deixe intervalos entre as cercas de arames localizadas sob a rede elétrica.

- Não toque em animais que levaram choque.

- Vistorie com frequência as instalações elétricas da sua propriedade.

 

CALENDÁRIO CIRCUITO APROSOJA 2022

 

 

REGIÃO NORTE

 

25/abr

 

SEG

 

Cláudia 

 

8h30

 

25/abr

 

SEG

 

Sinop

 

18h30

 

26/abr

 

TER

 

Vera

 

8h30

 

26/abr

 

TER

 

Sorriso

 

18h30

 

27/abr

 

QUA

 

Ipiranga do Norte

 

8h30

 

27/abr

 

QUA

 

Tapurah

 

18h30

 

28/abr

 

QUI

 

Porto dos Gaúchos

 

8h30

 

28/abr

 

QUI

 

Lucas do Rio Verde

 

18h30

 

29/abr

 

SEX

 

Nova Mutum

 

18h30

 

 

 

REGIÃO LESTE

 

02/mai

 

SEG

 

Paranatinga

 

8h30

 

02/mai

 

SEG

 

Gaúcha do Norte

 

18h30

 

03/mai

 

TER

 

Canarana

 

18h30

 

04/mai

 

QUA

 

Querência 

 

18h30

 

05/mai

 

QUI

 

Porto Alegre do Norte

 

8h30

 

05/mai

 

QUI

 

Água Boa 

 

18h30

 

06/mai

 

SEX

 

Nova Xavantina

 

18h30

 

 

 

REGIÃO OESTE 

 

16/mai

 

SEG

 

Comodoro

 

18h30

 

17/mai

 

TER

 

Sapezal

 

18h30

 

18/mai

 

QUA

 

Campo Novo do Parecis 

 

18h30

 

19/mai

 

QUI

 

Nova Maringá

 

8h30

 

19/mai

 

QUI

 

Diamantino

 

18h30

 

20/mai

 

SEX

 

Tangará da Serra

 

18h30

 

 

 

REGIÃO SUL

 

23/mai

 

SEG

 

Alto Taquari

 

18h30

 

24/mai

 

TER

 

Alto Garças 

 

8h30

 

24/mai

 

TER

 

Rondonópolis 

 

18h30

 

25/mai

 

QUA

 

Jaciara

 

18h30

 

26/mai

 

QUI

 

Primavera do Leste 

 

18h30

 

27/mai

 

SEX

 

Campo Verde

 

18h30

 

 

 

ENCERRAMENTO 

 

06/jun

 

SEG

 

Cuiabá